FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
O ser humano sempre está envolvido em alguma atividade relacionada às outras pessoas. Por essa razão, jamais pode ser comparado a uma ilha. Com os seus direitos e deveres inalienáveis, tem uma vida de alegrias ou dissabores, realizações ou frustrações, que são frutos do reflexo do seu caráter, pensamentos e atitudes. (João Bosco de Andrade Araújo. O homem, um ser político e social. Adaptado. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2016)
O texto acima faz referência ao homem como sujeito:
ético.
politico e social.
racional.
material.
psíquico.
A fim de superar o extremismo entre os inatistas e os ambientalistas, os teóricos interacionistas afirmam que o desenvolvimento humano resulta da interação sujeito-objeto. Trata-se, portanto, de um processo envolve os fatores hereditários, genético maturacionais, bioquímicos e de estimulação ambiental e da aprendizagem. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens a seguir.
I A concepção interacionista defende a ideia de que o desenvolvimento humano resulta da interação do indivíduo com as outras pessoas e o meio em que ela se encontra inserida.
II É por meio da interação com outras pessoas, adultos e crianças que, desde o nascimento, o indivíduo constrói a suas características: modos de agir, pensar, sentir e perceber o mundo.
III Para os pesquisadores interacionistas o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e II.
I e III.
III, somente.
II, somente.
Segundo Moraes (2000, p. 13), o paradigma educacional emergente traz a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes. Sobre as implicações educacionais do novo paradigma, analise os itens a seguir.
( ) A visão de totalidade proposta pelo paradigma educacional emergente destaca a forma de um pensamento sistêmico aplicado à educação e impõe a integração como fundamento da práxis da educação.
( ) Segundo o paradigma educacional emergente, a aprendizagem diz respeito à observação controlada da realidade. Trata-se de um processo linear, irreversível e unidirecional.
( ) O paradigma educacional emergente compreende a relação dialética existente entre sujeito-objeto e processo de construção do conhecimento.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece a forma estática da relação sujeito/objeto e o mundo como uma estrutura perfeita passível de descrição objetiva.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece que sujeito e objeto são organismos vivos, ativos, abertos e em constante interação com o mundo físico e social.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
F, F, V, V, F.
V, F, V, F, V.
A pedagogia progressista representa um instrumento de luta dos educadores ao lado de outras práticas pedagógicas sociais. Os defensores dessa concepção pedagógica reconhecem que uma pedagogia progressista não consegue se institucionalizar numa sociedade capitalista. Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmações a seguir e assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) O professor é o “dono” do saber e sua postura se caracteriza pela superiodade moral e intelectual na relação que mantém com o aluno.
( ) As avaliações têm papel formativo, ou seja, são instrumentos de ensino-aprendizagem, que colaboram com a construção do conhecimento, tanto do aluno quanto do professor.
( ) O conteúdo abordado pelo professor compreende a realidade e as experiências vividas pelos integrantes do processo ensino-aprendizagem.
( ) A relação escola e sociedade desconsidera as diferenças sociais e individuais dos alunos, sendo estes os únicos responsáveis pelo desenvolvimento de sua aprendizagem.
( ) Os conteúdos são selecionados partindo da realidade do aluno tendo como objetivo ampliar o nível de consciência crítica dessa realidade para, por fim, transformá-la.
Assinale a sequência correta.
F, F, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Em As ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização, E. Morin (1991) conceitua paradigma como o próprio princípio de organização das teorias. Nesse sentido, o paradigma impõe conceitos e relações que controlam a lógica dos discursos no âmbito de uma comunidade científica, permitindo que, sob sua proteção, convivam tanto as teorias e os conceitos soberanos, quanto teorias e conceitos contrários ao paradigma vigente. Sobre o conceito de paradigma e sua relação com a ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma institui as relações primordiais que constituem as verdades, determinam os conceitos, comandam os discursos e/ou teorias.
II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.
III A lógica do discurso de uma comunidade científica determina o curso de todas as teorias, de todos os discursos que o paradigma controla.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I, somente.
II, somente.
I e III.
Para Burke (1999), conhecer não é afirmar, mas questionar. Por isso, conhecer pressupõe a competência do confronto, da inovação e da criação. Sobre a relação entre produção do conhecimento e autonomia intelectual, julgue as asserções a seguir.
I A construção da autonomia intelectual passa sistematização da dúvida e pela investigação e busca criativa que relacione os aspectos formais e informais do saber, da ciência e do conhecimento.
II A produção do conhecimento e a construção da autonomia intelectual acontecem apenas no âmbito da universidade. À escola cape apenas a reprodução dos conteúdos científicos.
III O desenvolvimento da capacidade de aprender diz respeito ao aprimoramento da autonomia intelectual e da capacidade de posicionar-se crítica e criativamente ante as questões do cotidiano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana.
(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. p. 124)
Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.
A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.
(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)
Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, analise as asserções que seguem.
A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação. Trata-se de um processo-projeto de aprendizagem humano-significativa da cultura.
PORQUE
A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
ético.
politico e social.
racional.
material.
psíquico.
A fim de superar o extremismo entre os inatistas e os ambientalistas, os teóricos interacionistas afirmam que o desenvolvimento humano resulta da interação sujeito-objeto. Trata-se, portanto, de um processo envolve os fatores hereditários, genético maturacionais, bioquímicos e de estimulação ambiental e da aprendizagem. Considerando as bases do interacionismo, julgue os itens a seguir.
I A concepção interacionista defende a ideia de que o desenvolvimento humano resulta da interação do indivíduo com as outras pessoas e o meio em que ela se encontra inserida.
II É por meio da interação com outras pessoas, adultos e crianças que, desde o nascimento, o indivíduo constrói a suas características: modos de agir, pensar, sentir e perceber o mundo.
III Para os pesquisadores interacionistas o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e II.
I e III.
III, somente.
II, somente.
Segundo Moraes (2000, p. 13), o paradigma educacional emergente traz a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes. Sobre as implicações educacionais do novo paradigma, analise os itens a seguir.
( ) A visão de totalidade proposta pelo paradigma educacional emergente destaca a forma de um pensamento sistêmico aplicado à educação e impõe a integração como fundamento da práxis da educação.
( ) Segundo o paradigma educacional emergente, a aprendizagem diz respeito à observação controlada da realidade. Trata-se de um processo linear, irreversível e unidirecional.
( ) O paradigma educacional emergente compreende a relação dialética existente entre sujeito-objeto e processo de construção do conhecimento.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece a forma estática da relação sujeito/objeto e o mundo como uma estrutura perfeita passível de descrição objetiva.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece que sujeito e objeto são organismos vivos, ativos, abertos e em constante interação com o mundo físico e social.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
F, F, V, V, F.
V, F, V, F, V.
A pedagogia progressista representa um instrumento de luta dos educadores ao lado de outras práticas pedagógicas sociais. Os defensores dessa concepção pedagógica reconhecem que uma pedagogia progressista não consegue se institucionalizar numa sociedade capitalista. Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmações a seguir e assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) O professor é o “dono” do saber e sua postura se caracteriza pela superiodade moral e intelectual na relação que mantém com o aluno.
( ) As avaliações têm papel formativo, ou seja, são instrumentos de ensino-aprendizagem, que colaboram com a construção do conhecimento, tanto do aluno quanto do professor.
( ) O conteúdo abordado pelo professor compreende a realidade e as experiências vividas pelos integrantes do processo ensino-aprendizagem.
( ) A relação escola e sociedade desconsidera as diferenças sociais e individuais dos alunos, sendo estes os únicos responsáveis pelo desenvolvimento de sua aprendizagem.
( ) Os conteúdos são selecionados partindo da realidade do aluno tendo como objetivo ampliar o nível de consciência crítica dessa realidade para, por fim, transformá-la.
Assinale a sequência correta.
F, F, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Em As ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização, E. Morin (1991) conceitua paradigma como o próprio princípio de organização das teorias. Nesse sentido, o paradigma impõe conceitos e relações que controlam a lógica dos discursos no âmbito de uma comunidade científica, permitindo que, sob sua proteção, convivam tanto as teorias e os conceitos soberanos, quanto teorias e conceitos contrários ao paradigma vigente. Sobre o conceito de paradigma e sua relação com a ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma institui as relações primordiais que constituem as verdades, determinam os conceitos, comandam os discursos e/ou teorias.
II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.
III A lógica do discurso de uma comunidade científica determina o curso de todas as teorias, de todos os discursos que o paradigma controla.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I, somente.
II, somente.
I e III.
Para Burke (1999), conhecer não é afirmar, mas questionar. Por isso, conhecer pressupõe a competência do confronto, da inovação e da criação. Sobre a relação entre produção do conhecimento e autonomia intelectual, julgue as asserções a seguir.
I A construção da autonomia intelectual passa sistematização da dúvida e pela investigação e busca criativa que relacione os aspectos formais e informais do saber, da ciência e do conhecimento.
II A produção do conhecimento e a construção da autonomia intelectual acontecem apenas no âmbito da universidade. À escola cape apenas a reprodução dos conteúdos científicos.
III O desenvolvimento da capacidade de aprender diz respeito ao aprimoramento da autonomia intelectual e da capacidade de posicionar-se crítica e criativamente ante as questões do cotidiano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana.
(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. p. 124)
Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.
A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.
(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)
Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, analise as asserções que seguem.
A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação. Trata-se de um processo-projeto de aprendizagem humano-significativa da cultura.
PORQUE
A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e II.
I e III.
III, somente.
II, somente.
Segundo Moraes (2000, p. 13), o paradigma educacional emergente traz a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes. Sobre as implicações educacionais do novo paradigma, analise os itens a seguir.
( ) A visão de totalidade proposta pelo paradigma educacional emergente destaca a forma de um pensamento sistêmico aplicado à educação e impõe a integração como fundamento da práxis da educação.
( ) Segundo o paradigma educacional emergente, a aprendizagem diz respeito à observação controlada da realidade. Trata-se de um processo linear, irreversível e unidirecional.
( ) O paradigma educacional emergente compreende a relação dialética existente entre sujeito-objeto e processo de construção do conhecimento.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece a forma estática da relação sujeito/objeto e o mundo como uma estrutura perfeita passível de descrição objetiva.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece que sujeito e objeto são organismos vivos, ativos, abertos e em constante interação com o mundo físico e social.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
F, F, V, V, F.
V, F, V, F, V.
A pedagogia progressista representa um instrumento de luta dos educadores ao lado de outras práticas pedagógicas sociais. Os defensores dessa concepção pedagógica reconhecem que uma pedagogia progressista não consegue se institucionalizar numa sociedade capitalista. Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmações a seguir e assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) O professor é o “dono” do saber e sua postura se caracteriza pela superiodade moral e intelectual na relação que mantém com o aluno.
( ) As avaliações têm papel formativo, ou seja, são instrumentos de ensino-aprendizagem, que colaboram com a construção do conhecimento, tanto do aluno quanto do professor.
( ) O conteúdo abordado pelo professor compreende a realidade e as experiências vividas pelos integrantes do processo ensino-aprendizagem.
( ) A relação escola e sociedade desconsidera as diferenças sociais e individuais dos alunos, sendo estes os únicos responsáveis pelo desenvolvimento de sua aprendizagem.
( ) Os conteúdos são selecionados partindo da realidade do aluno tendo como objetivo ampliar o nível de consciência crítica dessa realidade para, por fim, transformá-la.
Assinale a sequência correta.
F, F, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Em As ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização, E. Morin (1991) conceitua paradigma como o próprio princípio de organização das teorias. Nesse sentido, o paradigma impõe conceitos e relações que controlam a lógica dos discursos no âmbito de uma comunidade científica, permitindo que, sob sua proteção, convivam tanto as teorias e os conceitos soberanos, quanto teorias e conceitos contrários ao paradigma vigente. Sobre o conceito de paradigma e sua relação com a ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma institui as relações primordiais que constituem as verdades, determinam os conceitos, comandam os discursos e/ou teorias.
II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.
III A lógica do discurso de uma comunidade científica determina o curso de todas as teorias, de todos os discursos que o paradigma controla.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I, somente.
II, somente.
I e III.
Para Burke (1999), conhecer não é afirmar, mas questionar. Por isso, conhecer pressupõe a competência do confronto, da inovação e da criação. Sobre a relação entre produção do conhecimento e autonomia intelectual, julgue as asserções a seguir.
I A construção da autonomia intelectual passa sistematização da dúvida e pela investigação e busca criativa que relacione os aspectos formais e informais do saber, da ciência e do conhecimento.
II A produção do conhecimento e a construção da autonomia intelectual acontecem apenas no âmbito da universidade. À escola cape apenas a reprodução dos conteúdos científicos.
III O desenvolvimento da capacidade de aprender diz respeito ao aprimoramento da autonomia intelectual e da capacidade de posicionar-se crítica e criativamente ante as questões do cotidiano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana.
(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. p. 124)
Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.
A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.
(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)
Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, analise as asserções que seguem.
A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação. Trata-se de um processo-projeto de aprendizagem humano-significativa da cultura.
PORQUE
A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, F.
F, F, V, V, F.
V, F, V, F, V.
A pedagogia progressista representa um instrumento de luta dos educadores ao lado de outras práticas pedagógicas sociais. Os defensores dessa concepção pedagógica reconhecem que uma pedagogia progressista não consegue se institucionalizar numa sociedade capitalista. Considerando as características da pedagogia progressista, julgue as afirmações a seguir e assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) O professor é o “dono” do saber e sua postura se caracteriza pela superiodade moral e intelectual na relação que mantém com o aluno.
( ) As avaliações têm papel formativo, ou seja, são instrumentos de ensino-aprendizagem, que colaboram com a construção do conhecimento, tanto do aluno quanto do professor.
( ) O conteúdo abordado pelo professor compreende a realidade e as experiências vividas pelos integrantes do processo ensino-aprendizagem.
( ) A relação escola e sociedade desconsidera as diferenças sociais e individuais dos alunos, sendo estes os únicos responsáveis pelo desenvolvimento de sua aprendizagem.
( ) Os conteúdos são selecionados partindo da realidade do aluno tendo como objetivo ampliar o nível de consciência crítica dessa realidade para, por fim, transformá-la.
Assinale a sequência correta.
F, F, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Em As ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização, E. Morin (1991) conceitua paradigma como o próprio princípio de organização das teorias. Nesse sentido, o paradigma impõe conceitos e relações que controlam a lógica dos discursos no âmbito de uma comunidade científica, permitindo que, sob sua proteção, convivam tanto as teorias e os conceitos soberanos, quanto teorias e conceitos contrários ao paradigma vigente. Sobre o conceito de paradigma e sua relação com a ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma institui as relações primordiais que constituem as verdades, determinam os conceitos, comandam os discursos e/ou teorias.
II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.
III A lógica do discurso de uma comunidade científica determina o curso de todas as teorias, de todos os discursos que o paradigma controla.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I, somente.
II, somente.
I e III.
Para Burke (1999), conhecer não é afirmar, mas questionar. Por isso, conhecer pressupõe a competência do confronto, da inovação e da criação. Sobre a relação entre produção do conhecimento e autonomia intelectual, julgue as asserções a seguir.
I A construção da autonomia intelectual passa sistematização da dúvida e pela investigação e busca criativa que relacione os aspectos formais e informais do saber, da ciência e do conhecimento.
II A produção do conhecimento e a construção da autonomia intelectual acontecem apenas no âmbito da universidade. À escola cape apenas a reprodução dos conteúdos científicos.
III O desenvolvimento da capacidade de aprender diz respeito ao aprimoramento da autonomia intelectual e da capacidade de posicionar-se crítica e criativamente ante as questões do cotidiano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana.
(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. p. 124)
Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.
A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.
(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)
Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, analise as asserções que seguem.
A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação. Trata-se de um processo-projeto de aprendizagem humano-significativa da cultura.
PORQUE
A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
F, F, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
Em As ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização, E. Morin (1991) conceitua paradigma como o próprio princípio de organização das teorias. Nesse sentido, o paradigma impõe conceitos e relações que controlam a lógica dos discursos no âmbito de uma comunidade científica, permitindo que, sob sua proteção, convivam tanto as teorias e os conceitos soberanos, quanto teorias e conceitos contrários ao paradigma vigente. Sobre o conceito de paradigma e sua relação com a ciência, julgue os itens a seguir.
I O paradigma institui as relações primordiais que constituem as verdades, determinam os conceitos, comandam os discursos e/ou teorias.
II As mudanças de paradigmas nas teorias científicas desorganizam a ciência a ponto de impedir o avanço do conhecimento.
III A lógica do discurso de uma comunidade científica determina o curso de todas as teorias, de todos os discursos que o paradigma controla.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I, somente.
II, somente.
I e III.
Para Burke (1999), conhecer não é afirmar, mas questionar. Por isso, conhecer pressupõe a competência do confronto, da inovação e da criação. Sobre a relação entre produção do conhecimento e autonomia intelectual, julgue as asserções a seguir.
I A construção da autonomia intelectual passa sistematização da dúvida e pela investigação e busca criativa que relacione os aspectos formais e informais do saber, da ciência e do conhecimento.
II A produção do conhecimento e a construção da autonomia intelectual acontecem apenas no âmbito da universidade. À escola cape apenas a reprodução dos conteúdos científicos.
III O desenvolvimento da capacidade de aprender diz respeito ao aprimoramento da autonomia intelectual e da capacidade de posicionar-se crítica e criativamente ante as questões do cotidiano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana.
(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. p. 124)
Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.
A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.
(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)
Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, analise as asserções que seguem.
A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação. Trata-se de um processo-projeto de aprendizagem humano-significativa da cultura.
PORQUE
A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
III, somente.
I, somente.
II, somente.
I e III.
Para Burke (1999), conhecer não é afirmar, mas questionar. Por isso, conhecer pressupõe a competência do confronto, da inovação e da criação. Sobre a relação entre produção do conhecimento e autonomia intelectual, julgue as asserções a seguir.
I A construção da autonomia intelectual passa sistematização da dúvida e pela investigação e busca criativa que relacione os aspectos formais e informais do saber, da ciência e do conhecimento.
II A produção do conhecimento e a construção da autonomia intelectual acontecem apenas no âmbito da universidade. À escola cape apenas a reprodução dos conteúdos científicos.
III O desenvolvimento da capacidade de aprender diz respeito ao aprimoramento da autonomia intelectual e da capacidade de posicionar-se crítica e criativamente ante as questões do cotidiano.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana.
(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. p. 124)
Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.
A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.
(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)
Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, analise as asserções que seguem.
A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação. Trata-se de um processo-projeto de aprendizagem humano-significativa da cultura.
PORQUE
A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
I e III.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Embora saibamos que a escola não representa o único espaço formativo e de promoção do saber, compreendemos que as relações que ali se inscrevem determinam a forma privilegiada de socialização do conhecimento e que, por isso, a qualificação para o mercado de trabalho não deve constituir o fim a que se orientam as práticas pedagógicas, nem tampouco manifestar o objetivo que plasma a sua intenção e institucionalidade. Não que os processos formativos não possam ou devam se remeter de forma pragmática às demandas da vida política e econômica. O que está em jogo é que mesmo a formação de pessoas aptas ao atendimento destas demandas passe, antes, por uma formação profundamente humana.
(ALMEIDA, Francis Silva de. Filosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. p. 124)
Partindo das críticas do autor acerca da instrumentalização do saber, assinale a alternativa CORRETA.
A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.
(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)
Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, analise as asserções que seguem.
A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação. Trata-se de um processo-projeto de aprendizagem humano-significativa da cultura.
PORQUE
A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
A escola é o espaço das dinâmicas interativas que corroborem a elaboração e a circulação de sentidos através das práticas discursivas como práticas significativas.
A intenção e institucionalidade da escola dizem respeito à formação pragmática que atenda as exigências da vida política e econômica.
A escola é o espaço da promoção e socialização do conhecimento técnico e, por isso, deve orientar a sua prática em função das demandas de mercado.
A escola é o espaço formal da transmissão dos conhecimentos, por isso, as práticas pedagógicas e as práticas de humanização não se relacionam.
A escola deve se ocupar apenas da transmissão de informação e conhecimentos, haja vista que a educação é um ato restrito apenas ao âmbito das aprendizagens.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada e nela tem sido investigado o desenvolvimento humano dentro das práticas culturais dos grupos, que supõem o uso de diferentes formas de mediação. A partir dessa orientação, entende-se que os mediadores – instrumentos, signos, práticas culturais – são carregados de significação cultural.
(RIBAS, A. F. P; MOURA, M. L. S. Abordagem sociocultural: algumas vertentes e autores. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006, p. 1)
Tendo em conta a concepção sociocultural de educação, analise as asserções que seguem.
A educação provoca e cria as condições necessárias para que o ser humano desenvolva uma atividade de reflexão crítica e comprometida com a ação. Trata-se de um processo-projeto de aprendizagem humano-significativa da cultura.
PORQUE
A educação é uma ação instrutiva e seu objetivo se concentra na transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos de compreensão da realidade.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 177)
Considerando as diferentes propriedades que, segundo Bock, fazem do homem um ser multideterminado, julgue as assertivas a seguir.
I O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.
II Os seres humanos, desde o surgimento da sua espécie, repetem da mesma forma, os mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.
III O ser humano inventa, planeja, modifica e interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.
Está CORRETO o que se afirma em:
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições falsas.